Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espanha

Governo da Espanha oferece 400 euros para jovens gastarem em cultura; entenda

Incentivo vale para diversas experiências do campo cultural na Espanha

Redação Publicado em 26/07/2022, às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fachada do Ministério da Cultura e Esporte da Espanha - Divulgação/Facebook/Bono Cultural Joven
Fachada do Ministério da Cultura e Esporte da Espanha - Divulgação/Facebook/Bono Cultural Joven

Na Espanha, jovens que nasceram em 2004 agora têm até o dia 15 de outubro para que possam realizar a solicitação do 'Bono Cultural Joven', uma iniciativa do atual governo espanhol de incentivo à produtos e atividades culturais. A ideia partiu do governo de Pedro Sánchez, atual presidente, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), e foi desenvolvida com auxílio de 3 mil empresas cadastradas.

O auxílio visa oferecer para jovens que completam 18 anos em 2022 um valor de 400 euros, que pode ser utilizado exclusivamente para o consumo de cultura no país. O incentivo vale para filmes, livros, músicas, videogames e experiências no campo artístico, em formato físico e digital.

Fachada do Ministério da Cultura e Esporte da Espanha
Fachada do Ministério da Cultura e Esporte da Espanha / Divulgação/Facebook/Bono Cultural Joven

Segundo o jornal espanhol El País, o bônus disponibilizado pelo governo consiste em um cartão virtual pré-pago, com disponibilidade para uso em algumas lojas específicas. Além do mais, o benefício é dividido em três partes: 200 euros são dedicados à artes performativas — como teatros, shows, cinemas ou museus —, 100 euros para produtos físicos — livros, videogames, discos ou DVDs — e outros 100 para produtos digitais — plataformas de streaming e livros digitais, por exemplo.

Queremos que os jovens celebrem sua maioridade de mãos dadas com a cultura. Queremos novos espectadores, novos leitores, queremos gerações futuras com muita fome de cultura", justifica Miquel Iceta, ministro da Cultura espanhol, no Museu de Belas Artes de Valência.

Espera-se que cerca de 500 mil jovens sejam beneficiados com o programa, como informado pelo O Globo. Ainda, os contemplados com o valor terão até um ano para utilizar o auxílio oferecido.

Revitalização do setor cultural

No site do programa Bono Cultural Joven, é explicado ainda que o objetivo do auxílio para consumo de cultura não tem como objetivo apenas oferecer aos nascidos em 2004 um impulso econômico para possibilitar maior acesso a cultura, mas também para "revitalizar e dinamizar o setor cultural na Espanha, fortemente atingido durante a pandemia."

Esta iniciativa representa um investimento de 210 milhões de euros e um apoio determinado do Governo de Espanha ao setor cultural, gravemente prejudicado pela pandemia, e que sabemos que ainda está a recuperar", diz ainda Miquel Iceta. "Além disso, procura reforçar a fruição cultural entre os jovens, consolidar hábitos e permitir-lhes descobrir novas experiências e disciplinas", conclui.
Miquel Iceta, atual ministro da cultura da Espanha
Miquel Iceta, atual ministro da cultura da Espanha / Divulgação/YouTube/Ministerio de Cultura y Deporte

O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.