Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Governo do Iraque diz ter capturado um dos líderes do Estado Islâmico

Prisão teria sido resultado de uma operação do Serviço Nacional de Inteligência do país

Ingredi Brunato, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 11/10/2021, às 17h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Sami Jasim al-Jaburi - Divulgação / Iraq Security Media Cell
Fotografia de Sami Jasim al-Jaburi - Divulgação / Iraq Security Media Cell

O governo do Iraque anunciou que prendeu Sami Jasim al-Jaburi, o chefe financeiro do grupo fundamentalista que, no passado, era conhecido como Isis, e se denomina hoje como como Estado Islâmico (não confundir com o Talibã, essa é uma outra organização), conforme repercutido pela BBC nesta segunda-feira, 11. 

A informação foi passada ao público pelo primeiro-ministro, Mustafa al-Kadhimi, através de sua conta oficial do Twitter. Segundo o político, a captura ocorreu pelas mãos do Serviço Nacional de Inteligência, e se deu durante uma operação "no exterior", sem dar mais detalhes a respeito da área onde se escondia o líder islâmico. 

Ainda de acordo com a BBC, Sami não apenas lidava com as finanças da organização, mas também com sua atuação na fronteira entre a Síria e o Iraque. Essa zona é conhecida por sofrer inúmeros ataques às suas bases policiais ou pertencentes ao Exército.

Atualmente, vale lembrar, o Estado Islâmico atua de forma marginalizada, uma vez que foi derrotado militarmente em 2019 pela Síria. Antes disso, o grupo havia reclamado territórios sírios e iraquianos, procurando construir um país próprio. 

Apesar de ter sido empurrado para a clandestinidade, porém, o EI ainda se mantém vivo, e hoje estima-se que pode possuir até 10 mil soldados.