Notícias » Estados Unidos

Governo dos EUA dá passo em direção à descriminalização da maconha

Projeto de lei foi aprovado na Câmara de Representantes norte-americana, todavia ainda precisa passar por outro órgão antes de ser oficializado

Ingredi Brunato Publicado em 05/12/2020, às 08h51

Fotografia ilustrativa de um pé de maconha
Fotografia ilustrativa de um pé de maconha - Divulgação/Pixabay

Na última sexta-feira, 4, a Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou um projeto de descriminalização da cannabis, com 228 votos favoráveis de um lado, e 168 contrários de outro. A vitória folgada foi alcançada graças à maioria de políticos do partido democrático no órgão.

A nova medida, se aprovada, prevê a retirada da maconha da Lei Federal de Substâncias Controladas, onde está atualmente junto a drogas como heroína e cocaína. Uma nova visão por parte do governo federal estadunidense em relação à cannabis também estaria em sintonia com as leis de muitos estados norte-americanos, que estão seguindo uma tendência descrminalizadora, abandonando a guerra às drogas. 

A mudança implicaria na revisão das sentenças dos norte-americanos presos por delitos relacionados à posse de maconha, além da anulação dos registros da ficha criminal de quem já foi encarcerado pelo mesmo motivo. Também determinaria que, no futuro, as penas sejam menos severas para aqueles que são pegos com cannabis. 

O próximo passo para o projeto de lei é passar pelo Senado, onde todavia a maior parte das cadeiras é ocupada por membros do partido republicano, o que pode dificultar a implementação dele de fato na legislação estadunidense.