Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito Antigo

Governo egípcio conclui reforma da Pirâmide de Djoser. Confira as imagens divulgadas!

Visando a melhoria das condições do turismo no país, o Egito restaurou pedras milenares e instalou até um sistema de iluminação

André Nogueira Publicado em 05/03/2020, às 08h00 - Atualizado às 08h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pirâmide de degraus em Saqqara - Ministério de Antiguidades do Egito
Pirâmide de degraus em Saqqara - Ministério de Antiguidades do Egito

Um comunicado do Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito anunciou a conclusão de um projeto de restauração da pirâmide de Djoser, uma das principais estruturas de Saqqara, e do complexo ao seu arredor. A obra ocorreu em meio a um projeto do governo al-Sisi de preservação e divulgação do patrimônio nacional para o fomento e melhoria do turismo.

Visão de parte do complexo / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

Foram instaladas na pirâmide uma série de pedras que estavam soltas no seu exterior, junto com a restauração da fachada e de corredores internos, que passaram por limpezas e reformas de iluminação. Prédios outros ligados ao complexo, assim como escadas instaladas além da entrada sudeste do sítio, foram consertadas.

Escada no interior do sítio / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

Fachada no exterior da pirâmide / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

A reforma começou em 2006, segundo divulgou o Secretário-Geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mustafa Waziri, que examinou a Zona Arqueológica de Saqqara recentemente. “O projeto de restauração da pirâmide de Saqqara é um dos mais importantes projetos de restauração implementados pelo Ministério. A pirâmide de Djoser é o edifício de pedra mais antigo do mundo”, ele disse em coletiva durante a visita.

Interior restaurado / Crédito: Ministério de Antiguidades do Egito

Segundo também comentou Dalia Khattab, que supervisiona o Departamento de Desenvolvimento de Sítios Arqueológicos e Museus do ministério, o monumento arquitetado por Imhotep na Terceira Dinastia pôde ser reformada por conta de uma parceria do governo com o setor privado, que possuem interesse em favorecer a comodidade dos visitantes e, com isso, o incentivo à entrada de turistas.