Notícias » México

Governo mexicano promove rifa milionária com avião presidencial

Ação parte de projeto do governo para angariar fundos para a saúde pública e reverter imagem de corrupção

Caio Tortamano Publicado em 16/09/2020, às 12h57

Boieng 787 leiloado no México
Boieng 787 leiloado no México - Wikimedia Commons

Visando arrecadar fundos para programas sociais, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, anunciou a venda de um Boeing 787 Dreamliner, aeronave de luxo que anteriormente tinha uso presidencial. Com dificuldade de encontrar potenciais compradores, o governo organizou uma rifa para que cidadãos tivessem a chance de faturar o prêmio.

Na verdade, 100 ganhadores seriam sorteados para ficar com 20 milhões de pesos cada um (aproximadamente 5 milhões de reais), sendo o valor total do prêmio o valor equivalente do avião. A aeronave foi usada e comprada com dinheiro público pelo governo do ex-presidente mexicano Enrique Peña, e é tida como um símbolo da má gestão e corrupção que afetou de maneira gritante o México nos últimos anos.

Obrador está em uma luta pública para tentar melhorar a imagem do governo, marcado por casos de corrupção. O dinheiro arrecadado com a rifa, que contou com 6 milhões de cupons, terá seu valor revertido ao setor da saúde pública.

De acordo com o portal Terra, além do avião, o dinheiro do prêmio provém de itens confiscados por autoridades do México, em denúncias de corrupção envolvendo, inclusive, o tráfico organizado de drogas. O evento da rifa foi transmitido ao vivo na televisão mexicana, marcando as comemorações do dia da independência do país, em setembro.