Notícias » Líbano

Grande explosão em Beirute, no Líbano, deixa pelo menos 10 mortos

Imagens e vídeos da explosão em um armazém de fogos de artifício se espalharam pela internet

Caio Tortamano Publicado em 04/08/2020, às 19h12

Momento da explosão em Beirute, capital do Líbano
Momento da explosão em Beirute, capital do Líbano - Divulgação - Youtube

No porto de Beirute, capital do Líbano, um incêndio começou a se alastrar em um armazém repleto de fogos de artifício antes de uma grande explosão ter atingido a movimentada cidade. De acordo com informações do portal UOL, o ministro da Saúde, Hamad Masan, revelou que, ao menos, 78 pessoas foram mortas. Ao mesmo tempo, 4 mil teriam ficado feridas.

Não se sabe ainda a causa da grande explosão que atingiu a cidade, todavia, o Líbano vive um momento de instabilidade política após a renúncia do ex-primeiro-ministro Saad Al-Hariri. A capital, por exemplo, já foi alvo de ataques de grupos radicais.

Diversos vídeos capturaram, nas redes sociais, o momento exato da grande explosão. Um forte incêndio acontecia no armazém, enquanto luzes piscando — aparentemente rojões — estouravam no lugar. Depois aconteceu a grande explosão, avançando em velocidade assustadora para Beirute, destruindo casas e prédios ao redor.

Emissoras locais cobrindo a catástrofe afirmam que o evento causou uma destruição em grande escala, e que os tremores foram sentidos a quilômetros de distância, quebrando janelas de residências distantes do centro da cidade. O governo libanês declarou a cidade de Beirute como uma zona de destruição.