Notícias » China

Grande Muralha da China não foi construída apenas para bloquear invasores, indica estudo

Diferente do que se imagina, parte da obra não foi desenvolvida para impedir exércitos, mas sim com outro objetivo

Isabela Barreiros Publicado em 09/06/2020, às 15h35

A Grande Muralha da China
A Grande Muralha da China - Pixabay

Um novo estudo realizado pela equipe do arqueólogo Gideon Shelach-Lavi, da Universidade Hebraica de Jerusalém, investigou à fundo a construção da Grande Muralha da China, enorme monumento mundialmente conhecido. Eles tentaram identificar quais teriam sido os objetivos para tal obra.

A principal conclusão obtida pela pesquisa é que é provável que a parte norte da muralha não tenha sido construída para evitar que invasores adentrassem no território. "Antes de nossa pesquisa, a maioria das pessoas pensava que o objetivo do muro era deter o exército de Genghis Khan", explica Shelach-Lavi.

Vista aérea de região próxima a parte norte da muralha / Crédito: Universidade Hebraica

 

O estudo contrariou essa proposição: os pesquisadores afirmam que, na verdade, o segmento norte foi desenvolvido para monitorar movimento civil. Conhecido como Linha do Norte e situada principalmente na Mongólia, o caminho de 740 quilômetros não tinha função militar.

"Nossa conclusão é que se tratava mais de monitorar ou bloquear o movimento de pessoas e animais, talvez para taxá-los", afirmou o arqueólogo. Esses indivíduos podem ter mudado de território devido ao período de frio, procurando pastagens mais quentes ao sul.


+Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

Mao's War Against Nature: Politics and the Environment in Revolutionary China, de Judith Shapiro (2001) - https://amzn.to/2Hmnv2o

Mao: A história desconhecida, de Jon Halliday e Jung Chang (e-book) - https://amzn.to/2oXZskY

A Extraordinária História da China, de Sérgio Pereira Couto (e-book) - https://amzn.to/2sPnOPN

The Archaeology of Early China: From Prehistory to the Han Dynasty (Edição Inglês), de Gideon Shelach-Lavi (e-book) - https://amzn.to/35ts58I

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W