Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Egito

Grande Museu do Egito: conheça a nova casa de Tutancâmon

O edifício, que custará mais de 5 bilhões de reais, será o maior museu arqueológico do mundo e sediará a maior coleção de artefatos do faraó menino

Fabio Previdelli Publicado em 02/03/2020, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A máscara mortuária do rei - Getty Images
A máscara mortuária do rei - Getty Images

Tutancâmon é uma das mais importantes figuras do Egito. Desde que sua tumba foi encontrada, no Vale dos Reis, em 1922, por Howard Carter, muitos mistérios sobre o faraó menino foram descobertos. Entretanto, agora, o rei Tut pode ter uma nova “casa”.

Isso porque o Supremo Conselho da Antiguidade e o Governo Egípcio reconheceram a necessidade de um novo museu e decidiram construir o Grande Museu do Egito. Em construção desde 2012, a expectativa é que o espaço seja inaugurado ainda este ano.

Tumba de Tutancâmon será restaurada / Crédito: Charlotte Edwards/ Divulgação

O edifício de US $ 1,3 bilhão (cerca de 5,8 bi de reais) será o maior museu arqueológico do mundo e sediará a maior coleção de artefatos do rei Tut. Em uma ação controversa, o próprio Tutancâmon também deve ser levado ao museu em maio — atualmente, o rei menino reside em sua tumba no Vale dos Reis, em Luxor, onde descansa há mais de 3.300 anos.

No entanto, muitas pessoas em Luxor estão chateadas com essa perspectiva, principalmente porque o túmulo de Tutancâmon é um grande atrativo turístico para a região.Há também aqueles que acreditam que a 'maldição dos faraós' será lançada sobre qualquer um que perturbe o local de descanso de um antigo rei ou rainha egípcio.

"Eu sei que existem textos amaldiçoados e os egípcios realmente acreditavam no poder da palavra. Mas eu não acredito que isso aconteceria com a gente. Sou um aldeão vindo da margem oeste [de Luxor] e toda minha família e todas as pessoas de lá também acreditam nisso. Eu não tenho que acreditar, mas tenho que respeitar as crenças dos antigos egípcios”, declarou o Dr. Eltayeb Abbas, diretor de assuntos arqueológicos do Grande Museu Egípcio.

Alguns artefatos da tumba nunca foram exibidos ao público antes / Crédito: Charlotte Edwards/ Divulgação

A data de conclusão do Grande Museu Egípcio já foi adiada várias vezes, mas as autoridades egípcias esperam que a inauguração oficial ocorra em outubro de 2020.Tutancâmon terá várias galerias dedicadas a ele e mais de 5.000 dos artefatos encontrados em seu túmulo.

Além do mais, diversos itens espalhados pelo mundo relacionados a Tutancâmon também serão movidos até o Grande Museu do Egito, como a famosa máscara mortuária do faraó menino.