Notícias » Civilizações

Gravura de guerreiro picta é revelada em pedra descoberta num cemitério escocês

A imagem, que permanecia sem identificação desde sua descoberta, pode ter sido de grande importância para o período

Daniela Bazi Publicado em 21/02/2020, às 08h00

Pedra com a gravura do guerreiro picta encontrada
Pedra com a gravura do guerreiro picta encontrada - Universidade de Aberdeen

Análises revelaram que uma curiosa gravura presente na pedra de Tulloch, encontrada em 2017, num cemitério escocês de alto status social, era de um guerreiro Picta, possivelmente originário de uma sociedade da Escócia que teria sido responsável por afastar os romanos.

A pedra encontrada faz parte das três rochas descobertas perto de McDiarmid Park, em Perth, na Escócia, por um grupo de trabalhadores que limpavam terras das estradas. O desenho retrata um homem segurando uma lança, com um elaborado penteado. Segundo os arqueólogos da Universidade de Aberdeen, a imagem poderia ser um ícone sagrado para os guerreiros da sociedade. 

Pedra de Tulloch / Crédito: Universidade de Aberdeen

 

Para esclarecer a gravura, foram feitas imagens 3D da superfície danificada, que revelaram a verdadeira identidade do desenho. De acordo com o diretor de arqueologia da Universidade de Aberdeen, o professor Gordon Noble, a lança presente na imagem pode ser datada entre os séculos três e seis.

“Ele também tem um penteado muito distinto, está usando capacete e colar e tem uma linha fraca ao redor do tornozelo esquerdo, o que poderia sugerir calçados ou leggings apertadas. De acordo com as outras pedras, isso é claramente uma representação de um guerreiro", revelou Gordon.

Noble ainda diz que, devido a descoberta, "preenche uma lacuna crucial no conhecimento sobre a região e a sociedade pictórica, especialmente em torno de sua natureza espiritual e guerreira. Acreditamos que os indivíduos portadores de armas mostrados nessas pedras podem representar uma organização social orientada para a guerra que foi essencial para resistir ao Império Romano e criar as sociedades abertamente hierárquicas do período pós-romano".a