Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Greta Thunberg

Greta Thunberg reunirá mais de 100 colaboradores em novo livro sobre crise climática

Greta Thunberg pretende abordar, entre outros temas, a prevalência do “greenwashing” nas empresas

Redação Publicado em 22/06/2022, às 11h47

Greta Thunberg, ativista ambiental - Getty Images
Greta Thunberg, ativista ambiental - Getty Images

Greta Thunberg, ativista ambiental de 19 anos, anunciou o lançamento de um novo livro sobre a crise climática que contará com a colaboração de mais de 100 autores e deverá chegar às livrarias do Reino Unido ainda neste ano.

Entre os colaboradores do "The Climate Book", estão os cientistas Johan Rockström e Katharine Hayhoe, reconhecidos por atuarem na área, o economista Thomas Piketty, autor de "O capital no século XXI" e a escritora Margaret Atwood, que escreveu "O conto da aia".

No livro, Greta deve relatar sua experiência com o ativismo climático, além de abordar assuntos específicos relacionados a esse tipo de militância. O conceito de “greenwashing”, por exemplo, será explorado na obra.

Decidi usar minha plataforma para criar um livro baseado na melhor ciência disponível atualmente — um livro que aborda as crises climática, ecológica e de sustentabilidade de forma holística”, escreveu ela em nota. “No momento, precisamos desesperadamente de esperança”.

“Mas a esperança não é fingir que tudo vai ficar bem. Para mim, a esperança não é algo que é dado a você, é algo que você tem que ganhar, para criar. A esperança está agindo. É sair da sua zona de conforto", continuou Thunberg.

Sobre o “greenwashing”, conceito usado quando empresas ou organizações fazem campanhas de marketing sobre esforços ambientais, mas não têm medidas práticas para o combate às mudanças climáticas, a ativista o define como "um dos nossos maiores problemas, mas também nossa maior fonte de esperança".

Para Greta, segundo o jornal britânico The Guardian, a prática pode servir para ajudar que todos tenham uma visão mais abrangente sobre o problema que é a crise climática, o que levaria à possibilidade de ação.

Lançamento do livro

Como informou a Época Negócios, "The Climate Book" será publicado pela editora Penguin em 27 de outubro no Reino Unido, com lançamento previsto nos Estados Unidos para o começo de 2023.