Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Grupo de orcas volta a afundar iate no Estreito de Gibraltar

No caso mais recente de encontro das orcas com embarcações no Estreito de Gibraltar, um iate afundou após ser golpeado pelos animais

Imagem ilustrativa de baleias orca - Domínio Público
Imagem ilustrativa de baleias orca - Domínio Público

O serviço de salvamento marítimo da Espanha informou que um grupo de orcas colidiu com um iate e o afundou. O incidente ocorreu em águas marroquinas, no Estreito de Gibraltar, e foi relatado pelo jornal The Guardian nesta segunda-feira, 13.

Conforme repercutido pelo site da revista Galileu, a embarcação de 15 metros de comprimento, conhecida como Alboran Cognac, estava com duas pessoas a bordo. O encontro com os predadores aconteceu às 9 horas da manhã de domingo, 12, no horário local.

No dia do incidente, os ocupantes a bordo do barco sentiram golpes no casco e no leme antes da embarcação começar a inundar. Então, o serviço de resgate foi contatado e um petroleiro próximo resgatou os tripulantes, levando-os para Gibraltar. Já o iate foi deixado à deriva e eventualmente afundou.

Este é apenas o mais recente de uma série de ataques de orcas na região do Estreito de Gibraltar, que separa a Europa da África, ao largo da costa atlântica de Portugal e noroeste da Espanha. Especialistas acreditam que essas interações são causadas por uma subpopulação de cerca de 15 animais conhecidos como “Gladis”.

De acordo com o grupo de pesquisa GT Atlantic Orca, que monitora as populações da subespécie orca ibérica, houve quase 700 interações desde o início dos ataques de orcas a embarcações na região, inicialmente relatados em maio de 2020.

Hipóteses

Os cientistas ainda não entendem o que causa esse comportamento nas orcas, mas uma teoria é que pode se tratar de uma expressão de curiosidade por parte dos mamíferos. Pode ser também uma tendência social ou até mesmo um ataque deliberado ao que eles percebem como concorrentes de suas presas.

Apesar de popularmente conhecidas como baleias-assassinas, as orcas estão em perigo de extinção e pertencem à família dos golfinhos. Esses animais podem atingir até 8 metros de comprimento e pesar até 6 toneladas quando adultos.