Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ucrânia

Guerra na Ucrânia pode ser vista do espaço a olho nu

A afirmação foi feita por astronauta alemão que voltou de missão espacial no início deste mês

Redação Publicado em 28/05/2022, às 08h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tanques de guerra ucranianos - Getty Images
Tanques de guerra ucranianos - Getty Images

O astronauta alemão Matthias Maurer, da Agência Espacial Européia (ESA), declarou ter visto do espaço os rastros de destruição provocados pelos ataques russos na Ucrânia. Ele, quem ficou durante 177 dias em órbita em meio à missão espacial "Beijo Cósmico" ("Cosmic Kiss''), disse que "no início da guerra, o país inteiro sumiu à noite".

De acordo com Maurer, era possível ver, da Estação Espacial Internacional (ISS) , os impactos dos foguetes em Kiev e imensas nuvens de fumaça acima das cidades bombardeadas. As informações são do portal Tilt, do UOL.

A guerra vista do espaço

De volta à Terra no início deste mês, o astronauta falou recentemente sobre suas impressões sobre a guerra durante o programa "Morgenmagazin", da emissora alemã ARD.

"Você podia ver os impactos nos primeiros dias da guerra. Em Kiev, você podia ver relâmpagos à noite", bem como os "foguetes que a atingiram."

A invasão da Ucrânia teve início no dia 24 de fevereiro e, desde então, cidades inteiras vêm sendo destruídas pelas forças russas lideradas por Vladimir Putin

Conforme afirmou Maurer, a guerra "era visível a olho nu do espaço", sendo que, em alguns momentos, "os eventos eram claramente reconhecíveis", como quando conseguiu observar "enormes nuvens de fumaça sobre cidades como Mariupol".