Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Guimarães Rosa na Alemanha Nazista: CineSesc e Consulado de Israel apresentam filme “Outro Sertão” gratuitamente

Documentário entra na programação do CineSesc no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro e ficará um mês disponível para streaming na plataforma do Sesc Digital

Redação Publicado em 26/01/2021, às 11h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do filme Outro Sertão - Divulgação
Capa do filme Outro Sertão - Divulgação

No Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – genocídio de 6 milhões de homens, mulheres e crianças judias, cometido pelo regime Nazista e seus seguidores –, o CineSesc e o Consulado Geral de Israel em São Paulo se unem para apresentar o documentário “Outro Sertão”, de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela.

O filme estreia dia 27 de janeiro e fica disponível até 28 de fevereiro, na plataforma gratuita de streaming do Sesc Digital. Para assistir, clique aqui. “Outro Sertão” retrata o período em que um dos mais importantes escritores da língua portuguesa de todos os tempos, o brasileiro João Guimarães Rosa, foi Cônsul-Ajunto em Hamburgo, na Alemanha.

Em um dos momentos mais sombrios da humanidade, Guimarães Rosa, ao lado de Aracy de Carvalho, também funcionária do Consulado e companheira de Rosa, ajudaram dezenas de judeus a migrar para o Brasil.

Instituída pela ONU, em 2005, a data marcou na época o 60º aniversário da libertação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau. E tem como objetivo homenagear as vítimas e não permitir que esqueçamos jamais desta barbárie, evitando assim que este crime contra a humanidade aconteça novamente. 

Para Alon Lavi, Cônsul Geral de Israel em São Paulo, “a data tem um significado muito importante não apenas para a comunidade judaica, mas para todo o mundo”. E disse: “Emocionante saber que um diplomata brasileiro e uma funcionária do Consulado Brasileiro foram tão determinantes na vida de muitas pessoas”.

No dia 26, para falar sobre o filme e sobre o tema, haverá a Live "O Holocausto e a atuação de Guimarães Rosa na Alemanha nazista" às 19h pelo canal do Facebook do Consulado de Israel em São Paulo.

No debate, Soraia Vilela e Adriana Jacobsen (Diretoras filme "Outro Sertão"), Reuven Faingold (Memorial do Holocausto), Alon Lavi (Cônsul Geral de Israel em São Paulo) e Mediação: Ilana Rabinovici Iglicky (Memorial do Holocausto)

Programação

De 27/1 a 28/2

sescsp.org.br/cinemaemcasa

Outro Sertão

Dir.: Adriana Jacobsen, Soraia Vilela | Brasil | 2013 | 73 min | Documentário | 10 anos

Sinopse: O filme relembra a estadia de João Guimarães Rosa na Alemanha nazista, resgatando a experiência do então vice-cônsul em Hamburgo entre 1938 e 1942. Imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram, uma entrevista inédita com o próprio escritor, cartas, contos e anotações em off revelam novos aspectos de sua biografia.

Documentos inéditos e testemunhos de judeus que fugiram para o Brasil por Hamburgo, bem como de amigos e críticos, recriam a experiência de Rosa naquela época.

Direção e Roteiro: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela

Produção Executiva: Beatriz Lindenberg

Direção de Produção:  Beatriz Lindenberg, Beth Formaggini

Fotografia: Jacob Solitrenick, Yoliswa Gärtig, Roberto Manhães Reis, Thomas Keller, Adrian Cooper, Fernando Coster, Adriana Jacobsen

Som: Toninho Muricy, José Louzeiro, Viola Scheuerer, Frederik Schultz, Andrea Haas, René Brasil, Roberto Manhães Reis, Tide Borges, Lia Camargo

Montagem: Isabela Monteiro de Castro

Trilha Sonora e Mixagem: O Grivo

Motion graphics: Estúdio Rogério Costa

Voz Guimarães Rosa: Rodolfo Vaz 

Voz documentos oficiais: Hans Pfeifer

Produção: Galpão Produções / Instituto Marlin Azul

Realização: Adriana Jacobsen e Soraia Vilela

Assista ao trailer abaixo!