Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Harvey Milk: Expulso da marinha por ser gay, ativista é homenageado 43 anos depois

Harvey Milk foi brutalmente assassinado em 1978

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Pamela Malva Publicado em 09/11/2021, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Harvey Milk em 1978 - Wikimedia Commons / Daniel Nicoletta
Harvey Milk em 1978 - Wikimedia Commons / Daniel Nicoletta

Em homenagem ao ícone da causa LGBTQIA+ e primeiro político abertamente gay a ser eleito no estado da Califórnia, a marinha estadunidense batizou um de seus navios de ‘Harvey Milk’, lançando a embarcação neste último sábado, 6, em San Francisco.

O barco escolhido para receber o nome do importante ativista gay foi um navio-tanque de reabastecimento, utilizado para reabastecer os grandes porta-aviões no mar. 

O secretário da Marinha, Carlos Del Toro, expressou seus sentimentos sobre a embarcação e Harvey Milk na cerimônia de batismo: “Ele fez a diferença. Esse é o tipo de líder naval de que precisamos”. As informações são da cobertura da CNN.

‘Harvey Milk’, o navio, faz parte de uma nova série de embarcações nomeadas em homenagem a diversos nomes das causas sociais, contando com veículos intitulados de Lucy Stone, uma das mais importantes sufragistas, e Sojourner Truth, grande abolicionista e ativista dos direitos da mulher.

Navio que recebeu o nome de Harvey Milk / Crédito: Reprodução / Facebook / GeneralDynamicsNASSCO

Um ícone gay, Milk fez parte dos ranques militares estadunidenses em uma época em que era ilegal falar sobre sua orientação sexual e, quando o encontraram em um parque famoso entre a comunidade queer, obrigaram-o a renunciar seu posto de tenente júnior.

Em 1977, Harvey Milk foi eleito para o Conselho de Supervisores de San Francisco, quase como um cargo de vereador aqui no Brasil, sendo um dos primeiros políticos gays dos Estados Unidos. Infelizmente, ele foi assassinado brutalmente no ano seguinte.

A recente cerimônia de batismo do navio contou com a presença do sobrinho de Milk, Stuart Milk, e a embarcação foi co-patrocinada pela senadora Dianne Feinstein, que atuou com Harvey dentro do conselho de supervisores.