Notícias » Naufrágio

Herança das duas guerras mundiais: importante navio americano é encontrado no Oceano Pacífico

Naufragado e desaparecido há quase 72 anos, o USS Nevada foi usado em diversos momentos icônicos da história. Confira imagens!

Pamela Malva Publicado em 12/05/2020, às 16h00 - Atualizado às 16h03

Foto do famoso USS Nevada
Foto do famoso USS Nevada - Wikimedia Commons

Depois de mais de 70 anos naufragado, o USS Nevada finalmente foi localizado no fundo do Oceano Pacífico, a 120 quilômetros de Pearl Harbor. Protagonista em episódios cruciais do século 20, o navio estava perdido desde 1948.

A incrível descoberta foi feita por duas empresas privadas, a arqueológica SEARCH e a Ocean Infinity, especializada em robótica marinha. Juntos, os projetos fotografaram partes do USS Nevada, que serviu nas duas Guerras Mundiais.

Apesar das coordenadas aproximadas do navio serem conhecidas desde quando ele foi afundado, os destroços permaneceram escondidos por quase 72 anos. Agora, veículos subaquáticos localizaram os escombros a 4,7 mil metros de profundidade.

Escotilha externa do USS Nevada / Crédito: Divulgação/Ocean Infinity/SEARCH Inc.

 

Queridinho dos Estados Unidos, o USS Nevada foi usado durante o ataque de Pearl Harbor e esteve presente no Dia D. Sua carcaça resistente ainda sobreviveu a dois testes nucleares promovidos pelos EUA depois da Segunda Guerra Mundial.

O enorme navio só foi afundado quando tropas norte-americanas o estavam usando para praticar tiro ao alvo, no verão de 1948. Naquele dia, apesar das tentativas da artilharia da Marinha, a embarcação apenas afundou no Pacífico após ser atingida por um bombardeio aéreo.

Pistola de 40 mm do USS Nevada / Crédito: Divulgação/Ocean Infinity/SEARCH Inc.

 

Mastro do USS Nevada / Crédito: Divulgação/Ocean Infinity/SEARCH Inc.