Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Grécia Antiga

Pesquisador revela como os antigos gregos construíam templos gigantes, antes mesmo da invenção do guindaste

Usando um sofisticado sistema, os antigos levantavam impressionantes blocos de pedra de 200 a 400 kg

Isabela Barreiros Publicado em 29/08/2019, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Templo de Zeus Olímpico / Crédito: Reprodução
Templo de Zeus Olímpico / Crédito: Reprodução

Muitos templos gregos, como os das cidades de Isthmia e Corinto, têm aproximadamente 2.700 anos. No entanto, no século VI a.C., o guindaste, utilizado para elevar e movimentar materiais pesados, ainda não havia sido inventado. Mesmo assim, os habitantes da região conseguiram construir enormes templos, como o de Zeus Olímpico. 

Para tal, os gregos desenvolveram equipamentos que podem ser considerados antecessores do fundamental guindaste. Eles inventaram um sistema complexo de roldanas e alavancas que levantavam os grandes blocos de pedra que pesavam entre 200 a 400 kg. Este foi o primeiro uso documentado da alavanca em construções arquitetônicas.

De acordo com Alessandro Pierattini, professor assistente de arquitetura da Universidade de Notre Dame, que analisou as estruturas gregas, os gregos foram inovadores ao utilizarem a técnica. "Ao examinar os blocos, encontrei evidências de que, depois de levantados, os blocos foram manobrados no lugar com um método que antecipava a sofisticada técnica de alavanca do período clássico".

A prática consistia em abaixar cada bloco firmemente para que ficasse pressionado contra o vizinho já instalado na parede. Tudo isso acontecia através de polias e cordas.