Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Pré-História

Como o sexo entre Homo Sapiens e neandertais espalhou a mais comum DST do mundo

Estudo divulgado em 2019 revelou que o tipo mais letal de HPV chegou ao ser humano moderno por meio das relações

Letícia Yazbek Publicado em 19/02/2019, às 17h00 - Atualizado em 14/10/2021, às 15h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de neandertais - Pixabay
Representação de neandertais - Pixabay

Um estudo divulgado em 2019, revelou um dado curioso em relação ao papilomavírus humano, também conhecido como HPV, foi transmitido dos neandertais para os Homo sapiens antigos por meio do sexo, há cerca de 80 mil anos.

Na época, uma equipe de pesquisadores, liderados por Zigui Chen, da Universidade Chinesa de Hong Kong, e Robert Burk, da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos EUA, analisou 118 sequências de DNA viral e modelou estatisticamente como o HPV sofreu mutações e evoluiu ao longo do tempo.

De acordo com os cientistas, as linhagens do papilomavírus se desenvolveram paralelamente em Homo sapiens e neandertais. Os Homo sapiens teriam desenvolvido os tipos B, C e D de HPV 16. Mas o HPV que conhecemos hoje é descendente de uma quarta variante, o HPV 16 A.

O mais provável é que quando o Homo sapiens deixou o continente africano em direção à Europa e a Ásia, tenha se encontrado com os neandertais. Os descendentes dessas relações foram contaminados com a variante HPV 16 A, que se adaptou à nossa espécie e se manifesta até hoje.

O HPV é a DST mais comum do mundo – mais de 80% das pessoas têm o vírus. São mais de 100 tipos de HPV, e a maioria oferece baixo risco à saúde. Algumas versões perigosas, como o HPV 16, podem causar câncer de colo de útero.