Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Europa

Escavação em Igreja da Inglaterra revela o pânico da Peste Negra

Desde 2013, uma equipe de arqueólogos pesquisa a Abadia de Thornton para entender as consequências de uma das piores epidemias da História na comunidade rural

Alana Sousa Publicado em 18/02/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura retratando a Peste Negra - Getty Images
Pintura retratando a Peste Negra - Getty Images

Uma ampla escavação realizada pela Universidade de Sheffield na Abadia de Thornton, em Lincolnshire, na Inglaterra, pretende apresentar uma nova faceta sobre a desolação da Peste Negra — uma das piores epidemias da História, que dizimou quase metade da população europeia.

O principal líder do estudo, Dr. Hugh Willmott, estudou, desde 2013, a comunidade rural de Lincolnshire e como eles lideram com as altas quantidades de mortes durante o século 14. O resultado completo da pesquisa será divulgado na revista Antiquity.

A equipe de arqueólogos percebeu que a Igreja exerceu um forte papel durante a proliferação da Peste. As pessoas que recorriam aos monges não procuravam a cura ou salvação, mas sim um último consolo em vida.

Os enterros em massa foram essenciais para lidar com a doença fatal, pois não havia tempo para organizar funerais individuais e, nem mesmo, havia sepulturas o suficiente para lidar com a demanda. Ainda que os corpos fossem depositados em valas de grupo, cada um recebia um tratamento único: “Os mortos foram tratados com muito respeito e cuidado, como seria de esperar em tempos normais”, afirma Willmott.

Ainda durante a pesquisa, a equipe descobriu que os religiosos sofriam com a infecção de pessoas doente. “Os padres, por causa de seu papel, provavelmente tinham a maior taxa de mortalidade de qualquer grupo”, diz o autor. Que ainda ressalta que todas as vítimas recebia uma cerimônia cristã após o óbito.


+Saiba mais sobre a Peste Negra:

A Nova Peste Negra, de José Marcos Ramos Vital (2019) - https://amzn.to/3bSAgzG

A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/329v3Pv

1348 - A Peste Negra, de José Martino - https://amzn.to/2P7Ac5v

O Ano da Peste Negram, de Ana Maria Magalhães (2012) - https://amzn.to/2STYsJo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.