Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Ciência

Dia do Meio Ambiente: A humanidade tem apenas 120 anos para combater as mudanças climáticas

Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas alerta sobre o perigo das mudanças ambientais e mostra quais medidas devem ser tomadas

Alana Sousa Publicado em 05/06/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A emergência do aquecimento global - Reprodução
A emergência do aquecimento global - Reprodução

De acordo com relatório recente do Instituto de Pesquisa de Políticas Públicas (IPPR), a humanidade está com os dias contados se nada for feito para mudar o jeito como lidams com o clima no planeta.

O estudo aponta que temos no máximo 120 anos para evitar as consequências mais graves causadas à Terra. O foco do documento é mostrar que as propostas e políticas públicas não estão dando conta de enfrentar a crise global pela qual passamos.

Parte do relatório diz que “a mudança ambiental induzida pelo homem está ocorrendo em uma escala e ritmo sem precedentes, e a janela de oportunidade para evitar resultados catastróficos em sociedades ao redor do mundo está se fechando rapidamente”.

De acordo com o documento, as mudanças no clima têm levado a instabilidade econômica, migração involuntária em larga escala, conflitos, fome e o potencial colapso de sistemas sociais e econômicos. “Ignorar o histórico ambiental na maioria das áreas de política foi um erro catastrófico”, escrevem os autores.

Segundo eles, para começar a lidar com as mudanças climáticas deve-se tomar três medidas: os governos precisam entender a emergência da escala e ritmo das mudanças ambientais, criar políticas públicas que possam lidar com isso da maneira correta, e por último é preciso fazer uma mudança geral em nossas vidas, nas políticas públicas e na gestão governamental das nações, para que o consumo se torne sustentável e acessível a todos, e não apenas a uma minoria privilegiada.