Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Pré-História

Arqueólogos lançam novas suspeitas sobre a aniquilação dos Neandertais

Povos primitivos podem ter sido extintos por não possuírem armas específicas

Victória Gearini Publicado em 02/10/2019, às 15h07 - Atualizado às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Natural History Museum
Natural History Museum

Arqueólogos descobriram que Neandertais podem ter sido extintos por não possuírem armas de caça tão eficientes quanto de homo sapiens. Os especialistas encontraram lanças arcos e flechas de ancestrais, em uma escavação na caverna Grotta del Cavallo, ao sul da Itália, com pelo menos 40 mil anos.

A equipe responsável pelo procedimento escavou mais de 140 fósseis de restos de animais na caverna datados do período Paleolítico Superior, na Europa. O professor da Universidade de Bolonha,Stefano Benazzi conta que este avanço nas armas permitiu que eles matassem animais mais facilmente do que outros povo primitivos.

Os cientistas descobriram que o homo sapiens já usavam lanças, flechas e dardos há pelo menos 40 mil anos, ou seja, 20 mil anos antes do que os especialistas acreditavam. "Este estudo ofereceu informações importantes para entender as razões da substituição dos Neandertais pelos seres humanos modernos", disse Benazzi.

Neandertal com sua ferramenta inefciente / Crédito: Nicolas Primola

O professor disse ainda que os cortes nos animais primitivos encontrados comprovam que eles foram perfurados por ferramentas refinadas. Para uma análise precisa, os pesquisadores utilizaram um microscópio digital. “A estratégia avançada de caça está relacionada a uma vantagem competitiva”, disse.

O Dr. Katsuhiro Sano, da Universidade Tohoku, no Japão, explica que as fraturas apresentam padrões semelhantes provindas de uma lança e um arco. “São significativamente diferentes daqueles observados em amostras de arremesso e empuxo", complementa o especialista.

Pouco se sabe sobre o real motivo pelo o qual os Neandertais foram extintos, mas diferentes teorias incluem violência, doença, catástrofe natural, cruzamento e competição.

"Os humanos modernos que migram para a Europa se equiparam com armas de projéteis entregues mecanicamente, como um arremessador de lança ou um arco e flecha, que permitiam que os humanos modernos caçassem com mais sucesso do que os Neandertais", explica Dr. Katsuhiro Sano.