Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Estados Unidos

Garrafa do século 19 para afastar bruxas é encontrada nos Estados Unidos

O objeto pertenceu a soldados da Guerra Civil Americana e armazenava itens peculiares

Alana Sousa Publicado em 28/01/2020, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Garrafa para espantar bruxas e maus espíritos - Robert Hunter/Divulgação
Garrafa para espantar bruxas e maus espíritos - Robert Hunter/Divulgação

Em uma fortaleza construída em 1861, durante a Guerra Civil Americana, pesquisadores encontraram, durante uma escavação, uma garrafa contendo um curioso talismã contra bruxas e maus espíritos. Localizada no Condado de York, no estado da Virgínia, Estados Unidos, a estrutura já foi ocupada pelas tropas confederadas e, mais tarde, pelas forças da União.

A garrafa, descoberta pela equipe do Centro William & Mary de Pesquisa Arqueológica (WMCAR), mede cerca de 13 cm de altura e 8 cm de largura. Curiosamente ela continha uma grande quantidade de unhas e pregos. O artefato estava quebrado, mas ainda sim, em bom estado de conservação.

Tanto o arqueólogo e funcionário do WMCAR, Oliver Mueller-Heubach, quanto, o fundador do Centro de Pesquisa, Robert Hunter sugerem a hipótese de que o pote de vidro fazia parte de um ritual raro para afastar bruxas.

Joe Jones, diretos do WMCAR, explica que o achado “é realmente uma cápsula do tempo representando a experiência das tropas da Guerra Civil, uma janela diretamente para o que esses caras estavam passando ocupando essa fortificação nesse período de tempo”.

Os pesquisadores apontam que a garrafa foi deixada por um soldado da União, acrescentando que o medo e a morte eram algo que estava sempre presente. “As tropas da União foram uma força de ocupação no território inimigo durante a maior parte da guerra; portanto, havia muita disposição e energia para afastar”, conta Jones, em comunicado.

A prática de utilização de objetos para quebrar ou evitar alguma maldição foi comum entre os séculos 16 e 17, principalmente na Inglaterra. Agora, com a descoberta, os estudiosos pretendem compreender mais sobre as superstições que também afetaram os Estados Unidos.


+Saiba mais sobre bruxas através das obras abaixo

História da Bruxaria, Jeffrey B. Russell, Brooks Alexander (2019) - https://amzn.to/2OqDZLj

O Livro Completo de Bruxaria, Raymon Buckland (2019) - https://amzn.to/37IeFI5

Mulheres E Caça Às Bruxas, Silvia Frederici (2019) - https://amzn.to/2rqV677

Escaping Salem: The Other Witch Hunt of 1692, Richard Godbeer (2005) - https://amzn.to/2s1sf9l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.