Notícias » Canadá

Itens valiosos são encontrados em navios naufragados do século 19, no Oceano Ártico

A equipe arqueológica subaquática aproveitou a época de condições favoráveis e analisou os destroços da antiga embarcação

Wallacy Ferrari Publicado em 03/03/2020, às 12h35

O navio de análise arqueológica sobre o navio afundado no Oceano
O navio de análise arqueológica sobre o navio afundado no Oceano - Divulgação / Parks Canada

Há 174 anos, os navios HMS Erebus e HMS Terror saíam da Inglaterra para desbravar uma nova rota do Oceano Atlântico até o Pacífico, de maneira que passassem pelo Ártico. A expedição começou em 1845 e continuou por um ano e meio, porém, encalhou no gelo, ao norte do Canadá, matando todos os seus 129 tripulantes.

No início desse ano, o governo do Canadá autorizou os arqueólogos subaquáticos do Parks Canadá, aproveitando às condições climáticas favoráveis a exploração, a realizar uma pesquisa nos destroços dos navios. A descoberta possibilitou que a equipe encontrasse mais de 350 artefatos, extremamente conservados graças à baixa temperatura.

Os artefatos incluem alguns itens com registros pessoais de tripulantes — utensílios de cozinha, garrafas de vinho, uma escova com cabelos, um selo de cera com uma impressão digital registrada — que serão essenciais para maiores descobertas sobre o período e o último dia de seus passageiros.

Em entrevista a CBC, Marc-André Bernier, responsável por gerenciar a equipe arqueológica do Parks Canada, explicou que os objetos acrescentam origem na história do naufrágio: “Alguns dos elementos interessantes e mais significativos são quando eles realmente tocam os indivíduos. E quando podemos vincular objetos a pessoas que estavam a bordo”.

Veja imagens dos itens encontrados na descoberta:

Escova de cabelo contendo mechas - Créditos: Parks Canada
Um selo carimbado contendo uma digital - Créditos: Parks Canada
Um estojo com um lapis de madeira, deteriorado pela água - Créditos: Parks Canada