Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Segunda Guerra

As Bruxas da Noite: as aviadoras que aterrorizavam tropas nazistas

Obra inédita de Ritanna Armeni reconstrói a história das soviéticas que lutaram durante a Segunda Guerra

Victória Gearini Publicado em 03/12/2019, às 15h00 - Atualizado em 25/05/2023, às 13h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aviadoras soviéticas, mais conhecidas como "bruxas da noite" - Divulgação
Aviadoras soviéticas, mais conhecidas como "bruxas da noite" - Divulgação

A obra As Bruxas da Noite, da jornalista italiana e escritora renomada Ritanna Armeni, conta a verdadeira história das aviadoras soviéticas que defenderam sua pátria durante a Segunda Guerra Mundial e foram responsáveis pelos bombardeios que atingiram e mataram tropas alemãs.

Lançada pela Editora Seoman, a obra reconstrói a trajetória das aviadoras do 588º Regimento de Bombardeio Aéreo Noturno Soviético, que, ao todo, realizaram mais de 23 mil vôos noturnos em 1100 noites de intensos ataques.

Para escrever sua narrativa, Ritanna Armeni entrevistou a última aviadora viva, Irina Rakobolskaja, hoje com 96 anos. A jornalista deixa bem claro em sua obra a importância dessas mulheres durante as batalhas contra o Terceiro Reich.

Aviadoras soviéticas / Crédito: Divulgação / Youtube

Segundo Irina Rakobolskaja, apesar de sentirem frio e medo, a coragem e o amor pela Rússia eram maiores. O apelido de Bruxas da Noite lhes foi atribuído pelos alemães, pois se sentiam ameaçados por essas mulheres. Elas sempre atacavam os nazistas durante a noite e com os motores desligados, com o intuito de não chamarem a atenção.

No entanto, o declínio dessas profissionais e seus sumiços na História se deve ao machismo da sociedade. “Vocês são as mulheres mais bonitas do mundo — diz certo dia o comandante Vershinin a Irina —, e o fato de os alemães as chamarem de bruxas da noite as torna ainda mais preciosas”, relato de Irina Rakobolskaja.

Crédito: Editora Seoman

Ritanna Armeni busca reconstruir a história das Bruxas da Noite, pois segundo a autora, a sociedade nunca deveria ter apagado as memórias destas guerreiras. Além disso, a obra discute a estrutura machista e soberana da antiga União Soviética.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Ritanna Armeni através da Amazon:

1. Bruxas da Noite: A História não Contada do Regimento Aéreo Feminino Russo Durante a Segunda Guerra Mundial, de Ritanna Armeni (2019) - https://amzn.to/33GMJRT

2. Inês Armand - O Grande Amor de Lenine, de Ritanna Armeni (2017) - https://amzn.to/2DKsmsd

3. Mara - Uma mulher que amava Mussolini, de Ritanna Armeni (2022) - https://amzn.to/3iKtrVu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W