Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

AH indica: A Memória e o Guardião, obra que evidencia o golpe de 64

Obra de Juremir Machado conta com documentos exclusivos referente ao período que marcou a história brasileira

Victória Gearini Publicado em 04/03/2020, às 19h25 - Atualizado em 31/03/2021, às 11h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Goulart (à esq.) e capa do livro (à dir.) - Wikimedia Commons // Grupo Editorial Record
João Goulart (à esq.) e capa do livro (à dir.) - Wikimedia Commons // Grupo Editorial Record

Deposto em 1964, João Goulart governou o Brasil entre 7 de setembro de 1961 a 1º de abril de 1964, sendo interrompido no meio de seu mandato. Tal fato é contado na obra A Memória e o Guardião, de Juremir Machado.

Publicada pela Civilização Brasileira, do Grupo Editorial Record, a obra reconstrói o contexto histórico e político do período do golpe de 64 — responsável pela queda do poder João Goulart. Vencedor do Prêmio Jabuti, o jornalista Juremir Machado da Silva teve acesso a documentos inéditos, que revela, ainda, em sua obra. 

O grande acervo de Jango contém cartas recebidas pelo ex-presidente, itens preciosos e mais de 2 mil páginas que evidenciam a política brasileira da época, revelando os perfis de seus traidores. Entre as personalidades que são citadas na obra estão: a atriz Janet Leigh, estrela de Psicose, e os ex-presidentes John Kennedy e Juscelino Kubitschek. 

Segundo Juremir Machado da Silva, os documentos se mantiveram escondidos por mais de 40 anos sob a segurança do oficial de gabinete Wamba Guimarães. Durante o golpe de 64, ele manteve os arquivos em segurança a pedido de Jango e, somente após sua morte, em 2003, este conteúdo foi revelado. 


+Saiba mais sobre esta e outras de Juremir Machado:

A memória e o guardião: Em comunicação com o presidente da República: Relação, influência, reciprocidade e conspiração no governo João Goulart, de Juremir Machado da Silva (2020) - https://amzn.to/38tf00N

Raízes do conservadorismo brasileiro, de Juremir Machado da Silva (2017) - https://amzn.to/2IkkfFq

Teorias da comunicação: Conceitos, escolas e tendências, de Juremir Machado da Silva (2011) - https://amzn.to/3cvRxiI

Ser Feliz É Tudo que Se Quer, de Juremir Machado da Silva (2019) - https://amzn.to/2x8eIzb

1930: Águas da revolução, de Juremir Machado da Silva (2010) - https://amzn.to/2Intp3C

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.