Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

Livro explica como o medo do poder feminino levou a caça às "bruxas"

A escritora e ativista Silvia Federici relaciona essas perseguições ao machismo e patriarcado da sociedade atual

Victória Gearini Publicado em 12/12/2019, às 19h00 - Atualizado às 19h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de mulheres acusadas de bruxaria, no Condado de Regenstein - Getty Images
Ilustração de mulheres acusadas de bruxaria, no Condado de Regenstein - Getty Images

Ao longo dos séculos, diversas mulheres foram consideradas bruxas e condenadas cruelmente por isso. Na maioria dos casos, isto aconteceu porque elas não se submeteram aos padrões e sistema opressor da época. A obra Mulheres e Caça às Bruxas, da professora e ativista feminista Silvia Federici, resgata esta temática.

[Colocar ALT]
Crédito: Editora Boitempo 

Conforme a sociedade vai mudando ao longo dos anos, questões como a importância de retratar o período das caças às bruxas voltam à tona, pois uma sociedade patriarcal que repreende o poder feminino tende a repetir os mesmos erros do passado.   

Lançada pela Editora Boitempo, a obra inédita apresenta as raízes históricas dessas perseguições. A escritora traça uma linha do tempo, a fim de analisar este fenômeno social que teve como principal alvo as mulheres.

Para Federici, o processo de cercamento e privatização de terras culminou para um ambiente instável, motivando as primeiras acusações de bruxarias na Europa. A autora relaciona, ainda, este fator à violência e à ordem econômica da época.

Esta obra, rica em informações históricas, explica o processo deixou marcas no controle da sexualidade feminina e misoginia da sociedade patriarcal atual. A partir desse levantamento, Federici conclui que acusações e punições de mulheres consideradas bruxas se perpetuam até os dias de hoje.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Silvia Frederici:

1. Mulheres E Caça Às Bruxas, de Silvia Frederici (2019) - https://amzn.to/2rqV677

2. Ponto Zero, O, de Silvia Frederici (2018) - https://amzn.to/2RJXuAG

3. Caliba e a Bruxa, de Silvia Frederici (2018) - https://amzn.to/2RHSSLa

4. Beyond the Periphery of the Skin: Rethinking, Remaking, and Reclaiming the Body in Contemporary Capitalism (Edição Inglês), de Silvia Frederici (2019) - https://amzn.to/2qN0vVI

5. Witches, Witch-Hunting, and Women (Edição Inglês), de Silvia Frederici (2018) - https://amzn.to/36oxpLo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.