Notícias » Brasil

Os fatos mais obscuros que construíram o Brasil

O escritor Marcos Costa narra diversos acontecimentos da história do Brasil que trouxeram trágicas consequências que perduram até os dias de hoje

Victória Gearini Publicado em 16/12/2019, às 21h00

Ilustração do descobrimento do Brasil
Ilustração do descobrimento do Brasil - Wikimedia Commons

Ao longo da rota para o Brasil, os colonizadores enfrentaram diversos obstáculos e situações inesperadas. O Livro Obscuro do Descobrimento do Brasil, de Marcos Costa, revela fatos inéditos deste período histórico.

Lançada pela Editora Leya, em 2019, a obra inédita aborda fatos, tramas e personagens sombrios que protagonizaram histórias ignoradas pelos relatos oficiais. Durante o descobrimento do Brasil, em meados do século 15 e início do século 16, o mundo passava por diversas mudanças sociais e econômicas.

Ilustração da primeira missa no Brasil / Crédito: Wikimedia Commons

 

Por conta das mudanças da época, houve uma preocupação de encontrar terras geradoras de riquezas naturais e com mão de obra escrava. O autor deixa claro que o Brasil possui um modelo capitalista, heranças imposta por portugueses, que traficavam pessoas da África. Para o autor, a monocultura em grandes proporções, latifúndio e trabalho escravo, trouxeram impactos negativos para a sociedade atual e explicam a desigualdade social do país.

[Colocar ALT]
Crédito: Leya

A história da conquista do Brasil é repleta de magia, ciência, enigmas, conspirações, mistérios, religião, e claro, lutas pelo poder. Segundo Marcos Costa, a história é repleta de mentiras, por isso, sua obra discute os 50 anos anteriores e os 50 anos posteriores ao descobrimento.

O livro revela ainda que Cristóvão Colombo, a serviço da Espanha, seria na verdade um espião de Portugal, e aborda o misterioso paralelo 12 Sul, o papel da mítica Escola de Sagres, e os círculos alquímicos. Em geral, a narrativa surpreende com eletrizantes fatos reveladores.

 

 

 

 

 


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Marcos Costa:

1. O livro obscuro do descobrimento do Brasil: Como magia, ciência, religião, intrigas e lutas pelo poder fizeram parte do projeto de conquista do Brasil, de Marcos Costa (2019) - https://amzn.to/2PTV13I

2. O reino que não era deste mundo: Crônica de uma República Não Proclamada, de Marcos Costa (2015) - https://amzn.to/2sz9XfG

3. A história do Brasil para quem tem pressa: Dos bastidores do descobrimento à crise de 2015 em 200 páginas!, de Marcos Costa (2016) - https://amzn.to/36FTi91 

4. A curvatura da banana, de Marcos Costa (2018) - https://amzn.to/2toxiBn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.