Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Escócia

Mistério da gárgula alien é finalmente resolvido

A estátua da Abadia de Paisley, construída na Idade Média, causou alvoroço nas redes sociais

Alana Sousa Publicado em 29/01/2020, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A gárgula alien - Wikimedia Commons
A gárgula alien - Wikimedia Commons

Uma gárgula esculpida na Abadia de Paisley, do século 12, está causando alvoroço nas redes sociais. O motivo é uma forte semelhança entre a estátua e o personagem Alien, do filme de mesmo nome, lançado em 1979.

A Igreja localizada no centro da cidade de Paisley, na Escócia, possui diversas outras gárgulas — uma marca em estruturas medievais —, para afastar água da chuva das paredes do local e manter os maus espíritos do lado de fora. No entanto, essa estátua em particular causou estranhamento em visitantes, que não entediam como um edifício construído na Idade Média poderia retratar o icônico vilão do cinema.

Alien, famoso vilão do cinema / Crédito: Divulgação

Em entrevista à BBC, o reverendo Alan Birss conclui o mistério. O religioso contou que no início dos anos 90 aconteceu uma reforma, na qual, muitas das gárgulas foram substituídas por novas, ele acredita que os pedreiros responsáveis pela obra quiseram se divertir, e se inspiraram no Alien para criar o design de uma das criaturas.

Ainda assim, o pároco não acredita que o pedreiro tenha reproduzido o personagem intencionalmente: “Talvez o filme fosse relativamente novo quando eles estavam gravando isso e se ele estava pensando em um alienígena, talvez o alienígena do filme fosse sua ideia de alienígena. Tenho certeza que ele não estava copiando deliberadamente o alien no filme. Era apenas o conceito de alien”.

Segundo Birss, já em 1997 uma pessoa teria apontando as características iguais das figuras. Porém, só agora, com a presença da internet que o fato curioso se popularizou.