Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Antiguidade

Mosaico mais antigo do mundo é encontrado na Turquia

O piso, construído na Antiguidade, foi localizado durante uma escavação no relevante sítio arqueológico Usakli Hoyuk

Alana Sousa Publicado em 27/01/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Detalhes do mosaico encontrado - Divulgação/Anacleto D'Agostino
Detalhes do mosaico encontrado - Divulgação/Anacleto D'Agostino

Durante uma escavação no sítio arqueológico Usakli Hoyuk, na Turquia, foi encontrado o mosaico mais antigo do mundo. O local abrigou uma cidade hitita, durante a Idade do Bronze, em meados do século 8 a.C.. Os pesquisadores acreditam que a descoberta pode revolucionar o que se sabe sobre arte na Antiguidade, além de fornecer uma maior compreensão sobre os indo-europeus.

Mosaico encontrado na Turquia / Crédito: Divulgação/Anacleto D'Agostino

O mosaico mede cerca de 7m por 3m, e não se encontra em um bom estado de preservação. Segundo, Anacleto D'Agostini, da Universidade de Pisa, e membro da equipe de escavação, “o mosaico foi emoldurado com pedras posicionadas perpendicularmente em branco, preto-azul e branco novamente”.

Pesquisadores apontam que a arte foi uma homenagem aos deuses, já que foi encontrado dentro de um templo que, supostamente, foi erguido para o Deus da Tempestade. Composto por pequenos pedaços de piso, o objeto foi construído para que parecesse irregular, quando na verdade, demandou um minucioso trabalho manual.

Visão ampla do mosaico encontrado na Turquia / Crédito: Divulgação/Anacleto D'Agostino

Agostini ainda acredita que o sítio é uma antiga e importante cidade perdida hitita. “a descoberta dos grandes edifícios públicos, juntamente com a presença de textos cuneiformes de vários conteúdos, apoiam a identificação proposta de Usakli como a cidade santa hitita de Zippalanda - um importante centro do culto ao deus da tempestade”.

Os hititas foram um povo indo-europeu, parte de um influente império na Anatólia central — que abrangia parte da Turquia, Líbano e Síria. Sua queda é datada entre os séculos 7 e 8 a.C..