Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Roma Antiga

Mosaico romano raríssimo é encontrado no Reino Unido

Ilustrando cena mitológica, a peça é uma das mais importantes já encontradas na Grã-Bretanha

Isabela Barreiros Publicado em 02/09/2019, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boxford History Project
Boxford History Project

Em Boxford, uma pequena vila na Inglaterra, foi encontrado um mosaico romano de 6 metros com cerca de 1.600 anos. Segundo o arqueólogo Matt Nichol, que trabalhou na escavação, a peça é inigualável e muito rara — ela é uma de apenas três desse tipo no mundo.

Um grupo de voluntários se juntou para limpar a área do mosaico - sendo o processo realizado em apenas dez dias. “Temos uma paixão por entender nossa herança e isso é totalmente desconhecido na Grã-Bretanha. É uma coisa rara”, contou o presidente do grupo, Joy Appleton.

Crédito: Tom Pilston

Anthony Beeson, especialista em arquitetura grega e romana, explicou que o descoberta ilustra uma cena de figuras mitológicas. “O pavimento mostra Belerofonte e Pégaso, mas a ação principal é a história de Pélops e sua corrida para ganhar a mão da princesa Hipodâmia”.

O especialista em Roma Antiga Neil Holbrook também analisou a importância do mosaico para a história. De acordo com ele, o dono do vilarejo provavelmente tinha origem britânica, mas, ao encomendar uma arte com iconografias romanas, tentava aliar-se os invasores.

“Não somente é uma peça fantástica de arte romana da Bretanha, como também nos conta sobre o estilo de vida e as pretensões sociais do dono do vilarejo em Boxford”, diz. O Império Romano invadiu a antiga Bretanha em 43 d.C. e ocupou a região até 410 d.C., assim, ao possuir tal artefato, ele estaria aceitando a dominação destes sobre a região.