Notícias » Natureza

Descoberta nova espécie de tarântula com chifre na Angola

“Nenhuma outra aranha conhecida no mundo tem uma característica física semelhante à dela”, afirmam os autores do estudo

Alana Sousa Publicado em 19/02/2019, às 18h00 - Atualizado em 20/02/2019, às 12h44

Tarântula Ceratogyrus Attonitifer
Tarântula Ceratogyrus Attonitifer - Ian Engelbrecht

Pesquisadores de Angola descobriram uma nova espécie de tarântula, batizada como Ceratogyrus Attonitifer. A nova espécie possui um chifre que vai da parte de trás de sua cabeça até quase o final de seu corpo.

No estudo, que foi publicado na revista científica African Invertebrate, os autores escrevem que “a nova espécie, é notável. Nenhuma outra aranha conhecida no mundo tem uma característica física semelhante à dela”. Porém, a função do chifre no aracnídeo ainda é desconhecida.

A aranha, de poucos centímetros, se alimenta de insetos e faz parte do grupo conhecido como aranhas babuínas com chifres. Mas essa nova espécie é maior e seu chifre, menos duro, o que a torna única.

 porém essa nova espécie é maior e seu chifre menos duro, tornando-a única.

Apesar de ter sido catalogada pelos pesquisadores apenas agora, a tarântula com chifre já era conhecida pelo povo nativo localizado ao longo do Rio Okavango, que se estende pela Angola. A partir de informações obtidas do povoado, os pesquisadores descobriram que a aranha é venenosa, mas não representa um grave perigo para os seres humanos.