Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Segunda Guerra

Torturada pelo nazismo e comunismo: obra revela os horrores vividos por Cecilia Kovachova

Disponível na Amazon, A viagem de Cilka, de Heather Morris, retrata a vida da jovem judia que foi abusada aos 16 anos por oficiais da SS e por soviéticos

Victória Gearini Publicado em 04/05/2020, às 20h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cecilia Kovachova ao lado de seu marido - George Kovach
Cecilia Kovachova ao lado de seu marido - George Kovach

O Holocausto matou 6 milhões de judeus no mundo, mas muitas pessoas sobreviveram aos horrores cometidos pelos nazistas. O que poucos sabem é que muitas, posteriormente, foram perseguidas pela ditadura stalinista. Como é o caso de Cecilia Kovachova enviada para o campo de extermínio de Hitler e mais tarde exilada na Sibéria, pelos os soviéticos. Sua brilhante história é retratada pela escritora australiana Heather Morris.

A obra A viagem de Cilka, recém lançada no Brasil, pela Editora Planeta já se encontra disponível na Amazon. Escrita pela mesma autora de O tatuador de Auschwitz, chamada Heather Morris, a narrativa é baseada em fatos reais e conta a história da judia Cecilia Kovachova.

Com o avanço do Terceiro Reich a jovem Cecilia Kovachova foi capturada e enviada para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, em 1942, quando ainda era adolescente. Aos 16 anos, a garota teve seus lindos e longos cabelos raspados, que segundo a autora atraiam os olhares dos oficiais nazistas. 

Folha de rosto da versão em inglês da obra A viagem de Cilka / Crédito: Divulgação / Amazon

Na obra, a Morris se refere a jovem como Cilka Klein. Para sobreviver, a garota foi submetida a inúmeras torturas e humilhações, sendo até mesmo violentada sexualmente por oficiais da SS, mais especificamente pelo comandante do campo de concentração em que se encontrava.

Após a libertação, os soviéticos a declararam como colaboradora do nazismo, pois para eles, ao ser estuprada, a jovem teria “ajudado” o lado inimigo. Segundo Morris, Cecilia foi enviada, em 1945, para o gulag de Vorkuta, uma brutal prisão soviética localizada na Sibéria. Por uma década, novamente foi submetida a torturas e abusos sexuais. 

Após sair da prisão retornou à antiga Tchecoslováquia em 1958, onde a jovem se casou e viveu com o mesmo companheiro, até o resto de sua vida. Cecilia faleceu em 2004, devido a idade avançada, mas deixou uma valiosa lição para humanidade, que é retratada de forma brilhante nesta obra memorável.


+Saiba mais sobre as obras de Heather Morris disponíveis na Amazon: 

A viagem de Cilka: Baseado em uma história real de amor, coragem e esperança, de Heather Morris (2020) - https://amzn.to/2WWeYfC

O tatuador de Auschwitz: Baseado na história real de um amor que desafiou os horrores dos campos de concentração, de Heather Morris (2019) - https://amzn.to/2WV0tst

Cilkas Journey (Edição Inglês), de Heather Morris (2019) - https://amzn.to/2R3DlV0

The Tattooist of Auschwitz: A Novel (Edição Inglês), de Heather Morris (2018) - https://amzn.to/2X0rhrc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W