Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Obra inédita de Djamila Ribeiro reflete sobre o racismo estrutural no Brasil

Em pouco tempo de lançamento, Pequeno Manual Antirracista já está entre os mais vendidos na Amazon

Victória Gearini Publicado em 15/01/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Djamila Ribeiro - Wikimedia Commons
Retrato de Djamila Ribeiro - Wikimedia Commons

Lançada no final de 2019, a obra Pequeno Manual Antirracista, escrita pela filósofa e ativista Djamila Ribeiro, convida os leitores a mudarem comportamentos enraizados por causa do racismo estrutural.

Publicado em novembro de 2019 pela Companhia das Letras, o mais novo livro de Djamila Ribeiro está entre os mais vendidos na Amazon. Em 11 capítulos concisos, o Pequeno Manual Antirracista busca refletir sobre ações cotidianas que podem ser racistas. Para a filósofa, o principal motivo é a desigualdade social, que por meio de um sistema opressor, nega direitos à população negra.

Em entrevista à Carta Capital, publicada no último domingo (12), Djamila Ribeiro disse que a escolha de publicar sua obra em formato de manual é para instruir as pessoas sobre o racismo estrutural e orientá-las a não repetirem estes comportamentos.

A autora disse, ainda, que o Brasil está regredindo no âmbito de vista político. Segundo a ativista, medidas como a Reforma da Previdência excluem a população mais pobre e grupos discriminados.

“Para além da figura de Bolsonaro e o que ela representa, como o fato das pessoas se sentirem mais autorizadas a reproduzirem o racismo, não há dúvidas de que teremos que fazer o enfrentamento a isso no campo das políticas públicas e combater retrocessos”, disse à Carta Capital.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Djamila Ribeiro:

Pequeno manual antirracista, de Djamila Ribeiro (2019) - https://amzn.to/2tY7f4n

Quem tem medo do feminismo negro?, de Djamila Ribeiro (2018) - https://amzn.to/2u3J1W8

Lugar de Fala, de Djamila Ribeiro (2019) - https://amzn.to/2Rf9cBi

O que É Racismo Estrutural?, de Djamila Ribeiro e Silvio Almeida (2018) - https://amzn.to/2tY9bd9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.