Notícias » Segunda Guerra

Ocultos por 75 anos: Historiador explora bunkers nazista usados no Dia D

O complexo fazia parte da famosa Muralha do Atlântico, uma enorme cadeia de defesas construídas na costa norte da França, em antecipação a uma invasão aliada

Fabio Previdelli Publicado em 05/02/2020, às 14h06

Pesquisador explorando bunker nazista
Pesquisador explorando bunker nazista - Divulgação/Discovery Channel

Pesquisadores seguem descobrindo detalhes sobre bunkers secretos que foram usados por nazistas durante a Batalha da Normandia, também conhecida como Dia D, que ocorreu em junho de 1944.

O complexo chamado de Maisy Battery, que fica a cerca de 3 quilômetros do interior da praia de Omaha. Era um dos maiores pontos de defesa dos alemães e dispunha, entre outras coisas, de 14 canhões enormes.

Após a vitória dos Aliados, o local foi abandonado e o conjunto de bunkers, trincheiras e alojamentos, foi, gradualmente, sendo encoberto pela natureza. O local permaneceu intocado por décadas, até que, em 2006, Gary Sterne, britânico especialista em história, encontrou as construções depois de uma intensa pesquisa em arquivos europeus e mapas contemporâneos.

O fim de um filtro de máscara de gás que foi encontrado no recém-escavado bunker da Segunda Guerra Mundial em Maisy Battery, França / Crédito: Discovery Channel

 

Agora, detalhes inéditos do complexo serão apresentados na estreia da temporada de “Expedition Unknow”, do Discovery Channel. “Descobrimos enormes bunkers nazistas que não veem a luz do dia há 75 anos", disse Josh Gates, apresentador e produtor executivo do programa. "Conseguimos cavar, revelar as portas e entrar dentro delas — elas estão congeladas no tempo, existem diversos artefatos lá dentro”.

No total, foram descobertos dois grandes bunkers, cada um contendo três ou quatro salas ligadas por corredores e escadas. Além do mais, os pesquisadores encontraram marcas de queimadura no teto da construção, sugerindo que o local possa ter pegado fogo.

"É um lugar impressionante para se visitar — isso fazia parte de um dos capítulos mais sombrios da história moderna", disse Gates. "Há todo tipo de coisas dentro do bunker, descobrimos os restos de máscaras de gás, munições e capacetes nazistas”.

A entrada para um bunker desenterrado da Segunda Guerra Mundial em Maisy Battery, França / Crédito: Discovery Channel

 

O complexo fazia parte da famosa Muralha do Atlântico de Hitler, uma enorme cadeia de defesas construídas na costa norte da França, em antecipação a uma invasão aliada.