Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Personagem

Historiador Frank McCann morre, aos 82 anos, nos Estados Unidos

Autor de obras famosas sobre o exército brasileiro, o estudioso veio a óbito devido a um ataque cardíaco

Alana Sousa Publicado em 05/04/2021, às 16h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do historiador Frank McCann - Divulgação/University of New Hampshire
Fotografia do historiador Frank McCann - Divulgação/University of New Hampshire

Na última sexta-feira, 2, morreu o historiador Frank McCann, aos 82 anos, devido a um ataque cardíaco; o falecimento ocorreu em sua casa no estado de New Hampshire, EUA. O estudioso era conhecido por sua ligação com o Brasil. 

Entre suas obras estavam Soldados da Pátria, Uma História do Exército Brasileiro, (1989-1937) e The Brazilian American Alliance (1937-1945). McCann também era professor emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. 

Entre viagens, pesquisas e uma intensa busca por documentos históricos, o historiador construiu uma ligação forte com o país brasileiro, sendo descrito por Enrico Figueiredo, em matéria repercutida pelo portal UOL, como “um grande americano e um grande amigo do Brasil”. 

Renomado estudioso da política da América Latina, Frank lecionou até o ano de 2007 na Universidade de New Hampshire, depois continuou seu trabalho como palestrante em diversas partes do mundo. Ao vir a óbito, deixou sua esposa, filhos e netos.