Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Universo

Histórico: Nasa divulga primeira foto detalhada do Universo feita pelo telescópio Webb

Joe Biden enfatizou que o registro 'entra para história da humanidade'. Veja a imagem completa

Redação Publicado em 12/07/2022, às 10h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Primeira foto com cores do Telescópio Espacial James Webb - Divulgação/ NASA
Primeira foto com cores do Telescópio Espacial James Webb - Divulgação/ NASA

Em uma apresentação histórica feita pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden e o administrador da NASA, Bill Nelson, na noite de segunda-feira, 11, foi divulgada a primeira foto em cores do Telescópio Espacial James Webb. A imagem de campo profundo é a melhor e mais detalhada já tirada do universo.

A foto mostra a área conhecida como SMACS 0723, uma região com aglomerados de galáxias massivas, ou seja, o alvo amplia outros objetos, permitindo uma melhor observação de galáxias distantes e fracas.

O telescópio consegue capturar registros no modo infravermelho, portanto, é possível observar diversas galáxias  e estrelas que se formaram 13,5 bilhões de anos atrás, 3 milhões de anos após o Big Bang. Essa é a primeira vez na história que uma luneta espacial consegue olhar uma distância tão grande no Universo adentro. 

As galáxias avermelhadas, como as da região SMACS 0723, são as mais distantes de nós, terráqueos.

Registro de diversas galáxias feito pelo telescópio James Webb/ Divulgação/NASA

Comparações 

Em sua conta do Twitter, a astrônoma Roberta Duarte compara a mesma região flagrada por dois telescópios diferentes. Nas imagens, observa-se que a imagem produzida pelo James Webb é bem mais detalhada que a do Hubble.

Uma possível prévia do registro já estava circulando pela NASA há cerca de 1 semana, mas na ocasião, estavam sendo feitos os últimos reparos para captar uma foto com o máximo de qualidade possível, igual a divulgada ontem.