Notícias » Documentário

HOJE: Estreia do documentário Democracia em Vertigem, que trata dos últimos anos da política brasileira

Em novo documentário, a cineasta mineira Petra Costa retrata a crise política da democracia brasileira, de 2013 aos dias de hoje

André Nogueira Publicado em 19/06/2019, às 16h00 - Atualizado às 19h00

None
- Reprodução

A cineasta mineira Petra Costa, diretora do documentário Democracia em Vertigem que estreia hoje, 19 de junho, na Netflix, acompanhou pessoalmente o trajeto da democracia nacional.

Nascida em 1983, dois anos antes da saída dos militares do poder, ela faz parte da geração brasileira que tem como base da formação política a restaurada fé nas instituições democráticas e um projeto de liberdade.

Porém, desde 2013 que muitos temem a inviabilidade desse projeto democrático por manifestações da sociedade civil.

Quando estouraram os protestos intitulados O Gigante Acordou, muitas placas exigindo o retorno dos ditadores e a intervenção militar expuseram a crise do sentimento democrático no imaginário político do brasileiro médio.

Petra Costa / Crédito: Reprodução

 

O documentário Democracia em Vertigem, da Netflix, trata dessa decadência. Começando nestes gérmens de 2013, passando pelos pedidos de retorno na ditadura, pelo impeachment e, finalmente, pela prisão do ex-presidente Lula, Costa traduz nas telas o processo de descrença nas instituições e a quebra da normalidade institucional que vem sido aceita no país.

Jair Bolsonaro, Dilma Rousseff, Gilberto Carvalho oferecem depoimentos presentes nessa obra, que busca expor a participação e a visão de diversos grupos ideológicos envolvidos na trama.