Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Curiosidades

Homem captura tubarão albino raro na costa da Grã-Bretanha

"É o peixe da minha vida, um em um milhão”, celebrou Jason Gillespie

Isabela Barreiros Publicado em 05/10/2020, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jason Gillespie com o tubarão albino - Divulgação/SWNS
Jason Gillespie com o tubarão albino - Divulgação/SWNS

Um tubarão albino foi encontrado pela primeira vez na costa da Grã-Bretanha, mais especificamente, nas águas próximas à Ilha de Wight. Jason Gillespie, de 50 anos, que pescava no local com amigos, foi responsável por capturar o animal de quase um metro de comprimento e colocá-lo de volta no mar.

Trata-se de um tipo muito raro de tubarão, que possui uma doença chamada leucismo. Ela faz com que ele não possua pigmentação alguma, ficando totalmente branco. Essa característica faz com que ele se torne um animal mais fácil de ser encontrado por predadores, o que explica sua raridade.

"Eu pesco há 30 anos e nunca vi um assim", afirmou Gillespie. "É o peixe da minha vida, um em um milhão”, celebrou. Com essa experiência na atividade, ele explicou que já tinha conhecimento de tubarões brancos, mas que nunca tinha dado a sorte de encontrar um.

"Eu [tinha] ouvido falar de uma pessoa do País de Gales que pegou um ano atrás, mas era muito menor, cerca de 6 libras. Eu acho que geralmente se eles perdem a cor, eles lutam para sobreviver porque eles não têm a mesma camuflagem e eles não podem caçar tão efetivamente e são pegos por predadores”, explicou.

O pescador capturou o tubarão, tirou fotografias com ele durante “menos de um minuto”, conforme disse, e o colocou de volta no mar. "Com o tope, eles são uma espécie protegida, então nós os soltamos na água, mas no minuto em que vimos este eu gritei para minha companheira pegar a rede e sabia que precisava tirar algumas fotos dela, então a puxamos para bordo e tirou algumas fotos”, disse.