Notícias » Namíbia

Homem chamado Adolf Hitler é eleito como administrador distrital na Namíbia

O país na África Austral foi colônia da Alemanha do ano de 1884 até o final da Primeira Guerra Mundial

Redação Publicado em 04/12/2020, às 09h21

Fotografia
Fotografia - Divulgação/Comissão Eleitoral da Namíbia

Nas últimas eleições regionais em novembro no distrito de Ompundja, na Namíbia, um político batizado com o mesmo nome de Adolf Hitler foi eleito com quase 85% dos votos como administrador distrital, um cargo semelhante ao de um prefeito. As informações são do UOL.

De acordo com a publicação, o homem chamado Adolf Hitler Uunona é membro do partido Swapo, já conhecido por lutar ativamente contra o regime do apartheid.

Quando questionado sobre seu nome, o político disse que foi uma escolha de seu pai, de acordo com Uunona, o homem ‘não sabia o que estava fazendo’ quando fez essa escolha. Sabe-se que na Namíbia, nomes de origem alemã são comuns, já que o país foi colônia da Alemanha de 1884 até o fim da Primeira Guerra mundial.

"Quando eu era criança, eu via esse nome como um nome totalmente normal. Só quando fiquei adolescente é que entendi que esse homem tinha a intenção de conquistar e controlar o mundo inteiro. Eu não tenho nada a ver com isso”, afirmou o político em entrevista ao jornal alemão Bild.

Sobre Adolf Hitler 

Hitler foi o líder do Partido Nazista alemão na década de 1930 e suas ações culminaram na Segunda Guerra Mundial, o conflito mais sangrento da história. Foi responsável pelo genocídio de oito milhões de pessoas, em sua maioria judeus.

Hitler passou os últimos meses de vida em um bunker, que virou seu quartel-general, de onde ele comandava as ações do Exército nas últimas batalhas da Segunda Guerra. O local era, claro, muito bem protegido, mas os Aliados sabiam de sua existência – mesmo que não conhecessem detalhes da estrutura.

Foi nesse ambiente, cerca de 12 metros abaixo do solo, que Hitler resistiu até 30 de abril de 1945. Nesse dia, ele se despediu formalmente dos mais próximos e, depois do almoço, trancou-se em seus aposentos com Eva Braun, com quem havia se casado na véspera. Ouviu-se apenas um tiro. Hitler foi encontrado com a cabeça estraçalhada e a pistola caída no colo.

20 milhões de civis foram vítimas diretas da atrocidade nazista, 6 milhões deles judeus, os demais ciganos, homossexuais e , a maioria, civis de países conquistados.