Notícias » Idade do Bronze

Homem encontra colar da Idade do Bronze que vale pelo menos 55 mil reais

Peça de ouro de 22 quilates foi encontrada a 13 centímetros do solo, em um campo remoto na Cumbria, Inglaterra

Letícia Yazbek Publicado em 08/10/2019, às 07h00

None
Crédito: Billy Vaughan/BNPS

O caçador de metais Billy Vaughan, de 54 anos, encontrou um colar de cerca de 4.000 anos em um campo remoto perto de sua cidade natal, Whitehaven, Cumbria, na Inglaterra.

Vaughan estava investigando o campo com seu detector de metais quando recebeu um sinal forte. A brilhante faixa de ouro estava localizada a cerca de 13 centímetros do solo.

“Minha primeira reação foi pensar que era um equipamento de escalada, ou talvez um acoplamento de um trator. Nunca pensei que pudesse ser ouro”, afirmou o homem.

Vaughan e sua descoberta / Crédito: Billy Vaughan/BNPS

 

Depois de mostrar a peça a um amigo, Vaughan foi a um joalheiro, que confirmou que tratava-se de um colar de mais de 300 gramas de ouro, o equivalente a 22 quilates.

“Ele disse que tinha um valor em ouro de 11.000 libras [aproximadamente 55.000 reais], mas valia muito mais por causa de sua idade e do que era. Fiquei atordoado e chocado. Ainda não consigo acreditar.”

Agora, um especialista do museu local irá verificar se a descoberta se encaixa como “tesouro” de acordo com a lei britânica. Nesse caso, Vaughan será legalmente obrigado a vendê-la a um museu por um preço estabelecido pelo Treasure Valuation Committee (Comitê de Avaliação de Tesouros).

Um objeto semelhante, encontrado em Norfolk em 2017 foi comprado por um museu local por 23.000 libras.