Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Saúde

Hospital aplica vacinas vencidas em São Paulo

A instituição de saúde admitiu o erro no procedimento vacinal contra hepatite B

Alan de Oliveira | @baco.deoli sob supervisão de Penélope Coelho Publicado em 06/04/2022, às 09h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aplicação de vacina - Getty Images
Aplicação de vacina - Getty Images

Em Sorocaba, o hospital particular Sanda Lucinda — que também faz atendimento de pessoas cadastradas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) — chamou a atenção e gerou muitos questionamentos na população, após a aplicação de vacinas vencidas contra a hepatite B.

A instituição não quis passar o número exato de quantas pessoas receberam os imunizantes vencidos e nem faixa de idade, mas, informa em nota que toda a equipe médica acompanha de perto a situação. Ainda não foi definido se haverá a necessidade de novas aplicações.

“Quando você aplica vacina vencida, independente de que vacina seja, precisa notificar dentro do informe SUS, para que o sistema entenda que ocorreu um erro e, caso o erro gere alguma repercussão, já seja possível iniciar uma investigação de imediato”. disse Bruno Ishigami, mestrando em Saúde pública pela Fiocruz para a Folha de São Paulo.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, a Prefeitura de Sorocaba afirma que a “ Vigilância Epidemiológica e a Vigilância Sanitária foram informadas" e já estariam "tomando as devidas providências”.

A Secretaria de Estado de Saúde, por sua vez, pontua que as vacinas de rotinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios por ordem de validade; e ainda orienta sobre a exigência uma série de cuidados na aplicação.