Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Entretenimento

'Host', de 2020, é o filme mais assustador de todos os tempos, diz estudo; Saiba onde assistir

Gravado durante a pandemia, o longa que narra uma sessão paranormal foi um dos 40 vistos pelos voluntários da pesquisa

Pamela Malva Publicado em 27/09/2021, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme 'Host', de 2020 - Divulgação/ Netflix
Cena do filme 'Host', de 2020 - Divulgação/ Netflix

Seis amigos contratam uma médium para realizar uma sessão espírita via Zoom durante a pandemia. Esse é o contexto do longa ‘Host’ (2020), tido como o mais assustador dos últimos tempos, segundo uma recente pesquisa do The Science of Scare Project.

Dirigido por Rob Savage e gravado em meio à pandemia do coronavírus, o filme se passa durante uma reunião do Zoom, cenário que muitas pessoas conheceram na quarentena. Com isso, o filme britânico acontece inteiramente na tela de um computador.

Em determinado momento da narrativa, os protagonistas passam a ser assombrados por um espírito maligno, que invade suas casas. Disponível na Netflix, essa foi uma das 40 tramas escolhidas para o estudo, que contou com 250 voluntários e amantes do terror.

Segundo o The Science of Scare Project, as pessoas ouvidas pela análise assistiram aos títulos em uma maratona assustadora, que durou “várias semanas”, sempre “equipados com monitores de frequência cardíaca” e “sob supervisão médica e de pesquisadores”.

Foi assim que os estudiosos encontraram um padrão entre os voluntários. Enquanto as pessoas registraram uma média de 64 batimentos por minuto (bpm) em repouso, os índices médios chegaram aos 88 bpm durante a exibição de ‘Host’ — sendo que o pico de susto gerado pelo momento mais intenso do filme atingiu incríveis 130 bpm.

Mesmo tendo ficado em primeiro lugar na lista dos títulos mais assustadores, o longa de Rob Savage não registrou o susto mais efetivo. Esse mérito ficou para ‘Insidious’ (ou ‘Sobrenatural’, em português), de 2010, que atingiu 133 bpm em seu pico mais alto.

Curiosamente, o estudo ainda indicou que existe uma grande diferença entre os filmes antigos e os mais novos na hora de assustar o público. Isso porque grandes clássicos do terror, como ‘Halloween’ (1978) e ‘Massacre da serra elétrica’ (1974) ficaram em 17º e 18º lugares, respectivamente, enquanto ‘Hereditário’ (2018) e ‘Um lugar silencioso 2’ (2020) ocuparam as 5ª e 8ª posições. Você pode ver a lista completa clicando aqui!