Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Vaticano

“IA e robôs devem sempre servir à humanidade”, diz Papa Francisco ao pedir orações

O pontífice pediu para que os fiéis rezem pelo desenvolvimento da robótica e da inteligência artificial

Redação Publicado em 14/11/2020, às 11h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia do Papa Francisco - Getty Images
Fotografia do Papa Francisco - Getty Images

Nas intenções da igreja católica para o mês de novembro, Papa Franciscodemonstrou preocupação sobre o uso de inteligência artificial (AI). Por isso, o pontífice pediu para que os fiéis da igreja rezem para que os progressos da robótica e da inteligência artificial “sirvam sempre à humanidade”. 

A cada mês a igreja escolhe um tema específico para focar e nas intenções de novembro o líder católico pediu para que as atenções se voltem para a IA. De acordo com o Papa, o tema está “no centro da mudança histórica que estamos experimentando”.

“Se o progresso tecnológico aumenta a desigualdade, não é um verdadeiro progresso. Os avanços futuros devem ser orientados para o respeito da dignidade da pessoa e da Criação”, disse Francisco em seu discurso.

Essa não é a primeira vez que o Vaticano demonstra preocupação com o assunto, em fevereiro desse ano, o Papa já havia recebido representantes de empresas como a IBM e Microsoft para discutir formas "centradas no ser humano" de projetar a Inteligência Artificial.