Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Religião

Ídolo de Deus Vishnu do século 12 é encontrado na Índia

A estátua bem preservada do Deus da Sustentação do Trimúrti foi revelada durante obra em lagoa no interior. Fato mobilizou uma série de líderes religiosos

André Nogueira Publicado em 04/06/2020, às 07h00 - Atualizado às 07h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vishnu - Archeological Survey of India
Vishnu - Archeological Survey of India

Durante uma escavação na Vila de Rasoolpur Badagav, na Índia, foi recuperado um ídolo antigo da representação de Vishnu, deus ligado à sustentação do Universo, em obra numa lagoa local. Uma grande mobilização civil estava sendo realizada quando um dos operários se deparou com a relíquia, o que embargou a obra por motivos patrimoniais.

As autoridades locais entraram em contato com o Archeological Survey of India, que mobilizou uma equipe para a análise prerrogativa do objeto. Constatou-se que se trata de uma estátua do século 12.

Estátua em panorâmica / Crédito: ASI

O objeto passou para a posse do Allahabad Museum, que, em associação com o ASI, cataloga e analisa o intrigante artefato. Uma descrição dos habitantes da vila onde foi encontrado afirma que a representação possui quatro braços que carregam uma concha, uma maça e o chakra.

Arqueólogos trabalham na análise científica do objeto, para que as autoridades do governo possam revelar mais informações sobre o achado. Uma mobilização de líderes do hinduísmo se reuniu no lago da descoberta para realizar preces e declarar a demanda de que o ídolo seja levado a um templo.