Notícias » Europa

Idoso tem a perna errada amputada em clínica austríaca

Hospital classificou o episódio como “erro trágico”

Fabio Previdelli Publicado em 24/05/2021, às 13h51

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Pixabay

Um paciente de 82 anos passou por uma cirurgia em um hospital austríaco na última terça-feira, 18. O procedimento, segundo o Daily Mail, seria para amputar sua perna esquerda, que precisaria ser removida por complicações relacionadas a outras doenças. 

No entanto, os cirurgiões acabaram marcando o membro errado. Levado para a sala de cirurgia, o paciente teve sua outra perna amputada. A Clínica de Freistadt, que realizou a operação, descreveu a situação como um “erro trágico”, causado pela imprecisão de um “erro humano”. 

A situação só foi percebida pela equipe médica dois dias depois da operação, quando uma enfermeira foi checar a situação do homem e acabou se deparando com o acontecido. Logo, o hospital admitiu o erro e informou que uma investigação detalhada sobre o caso será instaurada.  

"Estamos profundamente chocados que na terça-feira, apesar dos padrões de garantia de qualidade, a perna errada de um homem de 82 anos foi amputada", informaram em uma nota enviada para a imprensa. Infelizmente o erro, no qual a perna direita foi removida em vez da esquerda, ocorreu como resultado de uma sequência de circunstâncias infelizes". 

O idoso passa bem e, agora, aguarda para a realização de um novo procedimento, desta vez para amputar sua outra perna — a correta. A Clínica informou que prestará toda a assistência psicológica necessária para o paciente.