Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Papa Francisco

Igreja de Porto Alegre recebe título de basílica pelo papa Francisco

Anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira, 19, na missa de Corpus Christi

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 16/06/2022, às 19h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Igreja das Dores, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Igreja das Dores/Divulgação
Igreja das Dores, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Igreja das Dores/Divulgação

A Igreja Nossa Senhora das Dores, situada em Porto Alegre, recebeu do papa Franciscoo título de basílica. É a terceira igreja no estado a receber o título, e a primeira da capital do Rio Grande do Sul.

As outras duas são o Santuário Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e a Catedral São Luiz Gonzaga, em Novo Hamburgo). Há 72 igrejas do tipo no Brasil. Tal reconhecimento é concedido pelo Vaticano às igrejas de maior relevância cultural do mundo.

O anúncio oficial foi feito na Catedral Metropolitana, localizada no centro da cidade, no final da missa de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 16, segundo Lucas Matheus Mendes, o pároco da igreja. A leitura do texto de elevação foi feita pelo arcebispo Dom Jaime Spengler.

"A paróquia é um símbolo para Porto Alegre e viu a cidade crescendo. Esse título chega nos 250 anos da Capital e faz com que a população olhe com mais carinho para a igreja. Reforça a importância da sua conservação e manutenção", relata o padre Lucas.

A nova basílica

A igreja levou quase 100 anos para ficar pronta, concluída somente em 1904 e é tombada como patrimônio artístico e cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – o primeiro do tipo em Porto Alegre.

A Santa Sé enviou à Igreja das Dores um formulário a ser preenchido com informações que ajudassem o Vaticano a avaliar critérios como antiguidade, beleza artística, importância litúrgica e veneração por devotos, para receber o título.

A ideia surgiu em 2019, mas o processo da coleta de documentos começou apenas no ano seguinte. Em 2021, ele foi concluído. Neste ano foi produzido um relatório com detalhes do local, que foi enviado à Congregação do Culto Divino e, em abril, houve a concessão do título, segundo o G1.

Quem liderou o processo de postulação do título de basílica, incluindo a aprovação no âmbito local (do conselho de presbíteros) e no âmbito nacional (da conferência episcopal), foi o próprio padre Lucas. A missa solene de instalação da basílica, em que serão instalados símbolos na igreja que fazem referência ao papa, está prevista para acontecer em setembro, no dia 15.