Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Ilha submersa é revelada após queda em represa em SP

O fato chamou atenção da ONU para a crise hídrica local

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/12/2021, às 13h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem aérea da ilha submersa - Divulgação / Rede Brasil do Pacto Global
Imagem aérea da ilha submersa - Divulgação / Rede Brasil do Pacto Global

A diminuição do nível da represa de Jurumirin, no rio Paranapanema, em Avaré, localizou no interior de São Paulo, revelou uma ilha, com dimensão estimada em cerca de 39 mil metros quadrados, se tornando visível após a ausência de chuvas na região. Apesar de surpreendente, a queda chama atenção sobre a crise hídrica.

Em decorrência do surgimento da ilha, uma campanha angariou a atenção de ativistas ambientais e até mesmo de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) para tentar “afundar a ilha” para que deixe de ser um ponto de atenção positiva e que engaje empresas e organizações locais sobre a adoção de políticas ambientais.

A iniciativa parte da Rede Brasil do Pacto Global, que explica a atuação no texto da campanha, noticiado pelo UOL: "Quando a represa está em um nível normal, a ilha fica completamente submersa. Por isso, não é possível encontrá-la em nenhum mapa. Mas com a crise hídrica, ela apareceu na superfície e vem ficando cada vez maior. Hoje, já chega a cerca de 270 metros x 144 metros".

Na última sexta-feira, os dados divulgados pela Agência Nacional de Águas (ANA) registraram uma queda no nível do reservatório, que chegou a 21,75% da capacidade, o menor índice registrado no mês.