Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Ilhas do Canal: Lança da Idade do Bronze é descoberta por meio de detector de metais

Para especialista, é possível que o item tenha sido “depositado como parte de um ritual ou de uma oferenda”

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 01/03/2021, às 15h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A ponta de lança descoberta - Divulgação/Jersey Heritage
A ponta de lança descoberta - Divulgação/Jersey Heritage

Na Ilha de Jersey, a maior das Ilhas do Canal, Jay Cornick fez uma descoberta impressionante usando um detector de metais em uma praia perto da vila de Gorey. Conforme informado pelo Jersey Evening Post e outros portais que repercutiram a notícia, o detectorista descobriu uma lança que data da Idade do Bronze.

De acordo com as análises realizadas posteriormente no item, é provável que ele tenha sido fabricado entre 1207 a.C. e 1004 a.C., o que o coloca na Idade do Bronze posterior. A datação por radiocarbono foi feita nos vestígios de sua haste de madeira que estava presa à ponta da lança. 

“Ver esta ponta de lança inteira foi incrível e a madeira dentro da haste da lança estava tão bem preservada que pudemos usá-la para descobrir que ela datava de mais de 3.000 anos atrás”, explicou Neil Mahrer, conservador do Museu de Jersey Heritage.

Os especialistas também desenvolveram hipóteses para o uso da lança no passado. Eles acreditam que ela possa ter sido parte de uma oferenda ou ritual. Olga Finch, curadora de Arqueologia do Jersey Heritage, explicou: 

"Também não se enquadra em nada do que já sabemos desse período de tempo, por isso estamos ponderando se não teria sido depositado como parte de um ritual ou de uma oferenda. […] Nosso próximo passo é saber que novas histórias podemos descobrir da Idade do Bronze em Jersey".

Para ela, “a ponta de lança é uma descoberta realmente empolgante para Jersey — é única e muito rara em termos de seu grande tamanho e pelo fato de estar intacta.”