Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / NASA

Imagem de explosão solar registrada no fim de semana é divulgada pela NASA

Registro do fenômeno foi realizado pelo Observatório Solar da NASA e divulgado no último fim de semana

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 13/05/2024, às 09h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem capturada pela NASA - Divulgação/NASA
Imagem capturada pela NASA - Divulgação/NASA

Uma poderosa explosão solar, com pico às 13h26 deste domingo, 12, foi registrada pela NASA. A imagem do evento foi capturada pelo Observatório Solar da NASA, uma sonda não tripulada dedicada ao estudo dos processos estelares que influenciam diretamente a vida na Terra.

Na imagem, um segmento de luz ultravioleta extrema revela o material altamente aquecido durante as explosões, destacado em tons de verde-azulado. O fenômeno é visível como um flash brilhante no canto inferior direito da fotografia.

Alta intensidade

Classificada como X10, a explosão solar representa um evento de alta intensidade, sendo o "X" indicativo das explosões mais significativas, enquanto o número designa sua potência.

Segundo o portal CNN, dependendo do impacto na Terra, tais tempestades solares podem interferir nas comunicações, fornecimento de energia elétrica, navegação e operações de rádio e satélite.

Nos últimos dias, o Observatório Solar da NASA tem registrado uma série de explosões solares. Como resultado desses eventos, auroras boreais e austrais têm sido observadas nos dois polos do planeta.