Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Imagem de galáxia em formato curioso é obtida por meio do telescópio James Webb

Registro impressionante foi divulgado pela NASA nesta terça-feira, 2

Redação Publicado em 02/08/2022, às 14h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Roda de Carro" ao lado de outras duas galáxias espirais menores - Divulgação / NASA / ESA
"Roda de Carro" ao lado de outras duas galáxias espirais menores - Divulgação / NASA / ESA

A agência espacial norte-americana divulgou hoje um novo registro feito pelo supertelescópio espacial James Webb. A imagem apresenta uma galáxia conhecida como "Roda de Carro" ao lado de outras duas galáxias espirais menores.

De acordo com informações do G1, a galáxia diferenciada fica a 500 milhões de anos-luz de distância do nosso planeta e, conforme aponta a NASA, provavelmente era espiral como a Via Láctea antes de colidir com uma galáxia menor há mais de 400 milhões de anos. Essa colisão teria resultado no formato curioso de hoje.

"Agora, esse sistema é composto por 2 anéis - um anel interno brilhante e um anel colorido circundante. Ambos se expandem para fora do centro como ondulações de um lago", disse a agência espacial em comunicado.

Supertelescópio

Com sua tecnologia de captação de infravermelho, o Webb é capaz de vencer a barreira da poeira, de modo que torna-se possível observar estrelas individuais e outros detalhes existentes dentro da "Roda de Carro". Isso possibilitará aos cientistas uma melhor compreensão do comportamento do buraco negro localizdo ao centro da galáxia.

"Esses novos detalhes nos fornecem uma compreensão renovada de uma galáxia que está em meio a uma lenta transformação", disse a Agência Espacial Europeia (ESA), que faz parte do consórcio internacional que levou o supertelescópio ao espaço.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir!