Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arte

Imagem de Maria é descoberta em quadro de Botticelli

Especialistas encontraram uma representação oculta da Virgem no quadro 'The Man of Sorrows'. Entenda!

Redação Publicado em 12/01/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homem segura quadro de Botticelli - Divulgação / Sotheby's
Homem segura quadro de Botticelli - Divulgação / Sotheby's

No próximo dia 27, a casa de leilões Sotheby's, de Nova York, irá leiloar o quadro 'The Man of Sorrows' ('O Homem das Dores', na tradução livre para o português), do artista Sandro Botticelli (1445-1510). Antes da venda, porém, a empresa decidiu promover uma série de análises técnicas, por meio das quais descobriu uma imagem da Virgem Maria que ficou oculta por séculos na obra.

Em entrevista ao The Art Newspaper, Chris Apostle, diretor do departamento de Velhos Mestres da Sotheby’s, declarou acreditar que a figura seria uma composição abandonada de uma "Madonna de ternura", tradicional representação na qual Maria aparece embalando o menino Jesus com o rosto junto ao dele.

É possível identificar um rosto ao virar o quadro de cabeça para baixo / Crédito: Divulgação / Sotheby's / Art Newspaper

De acordo com a revista Veja, como alguns traços da imagem são mais grossos do que outros, os especialistas consideram a possibilidade do pintor renascentista ter realizado um rascunho da obra e, posteriormente, transferido-a para a tela com pigmento líquido. Contudo, conforme ressaltou Apostle, não há qualquer registro semelhante.

“Não há réplicas do desenho em obras assinadas por Botticelli e nem em trabalhos de estúdio para o que encontramos”, disse o diretor, que acredita que o artista acabou desistindo de pintar a imagem da Virgem Maria.

Segundo ele, como os painéis de pintura eram muito caros na época, era comum que os pintores simplesmente virassem o material do avesso e reiniciassem o trabalho.